Festival Estudantil da Canção

Na tarde da quinta feira, 24 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação de Ouro promoveu o 3º FESCAN – Festival Estudantil da Canção. Participaram 36 alunos das instituições da rede municipal de ensino que interpretaram 29 canções de todos os estilos e ritmos  brasileiros. As categorias contemplaram alunos de pré-escola até 5º ano.

A organização das inscrições, seleção e ensaio foi coordenada pela Orientadora Pedagógica Fabiana Karvaski e pelo professor de Música Gustavo Angeli.

Atuaram como jurados o professor de Música Ary Camargo, Vilmar Rebelato e Neiva Sarmento. Dentre os participantes, foram classificados os 3 melhores interpretes de cada categoria, sendo:

– Categoria pré-escola e 1º ano:

1º lugar = Miguel Paulo Facin, aluno do Pré Escolar do CMEI Pedacinho do Céu, que interpretou a música “Alô Segurança”.

2º lugar: Leticia Calgaroto, aluna do Pré Escolar do CMEI Pedacinho do Céu, interpretou “Dona Maria”

3º lugar: Pâmela Masson, aluna do 1º ano da EM de Santa Lucia, com a música “Tudo Bagunçado”.

– Categoria 2º e 3º ano:

1º lugar = Daniela Duarte, aluna do 3º ano da EM F. Vilarino Dutra cantou “Aleluia”.

2º lugar:Kauane Matielo, aluna do 3º ano da EM F Vilarino Dutra cantou “Cabelos de Algodão”.

3º lugar: Gabriel Borges, aluno do 3º ano da EM Prof Guerino Riquetti, cantou “Amém”.

– Categoria 4º e 5º ano:

1º lugar = Ana Lívia, aluna do 4º ano, da EM F. Vilarino Dutra cantou “Era uma vez”.

2º lugar: Julia Facin, aluna do 5º ano da EM F Vilarino Dutra cantou “Sorte que cê beija bem”.

3º lugar: Maria Clara Amaral, aluna do 4º ano, da EM F. Vilarino Dutra cantou “Casava de novo”.

O evento foi realizado no Ginásio de Esportes do Parque e Jardim Ouro e contou com a presença de alunos, professores, funcionários, autoridades e familiares que vieram prestigiar os alunos talentosos que encantaram a plateia com suas apresentações.

A Secretária de Educação Sirlei Almeida parabeniza todos os alunos que participaram e agradece o apoio das famílias, destacando que esse evento é tem como objetivo proporcionar aos alunos a possibilidade de se apresentar em público, mostrando seu talento de interpretação e desenvoltura, além de promover a cultura no município de Ouro e incentivar para que os pequenos talentos participem de eventos e festivais em outros municípios da região. Destaca ainda que estudos comprovam que a música é reconhecida como uma modalidade que promove o equilíbrio. Nesse sentido, para cantar com a criança, não é necessário possuir técnicas vocais, e sim deixar a voz sair do coração e passar pela garganta carregada de emoção e assim conduzi-la. Cantando com a criança e a deixando cantar, os laços afetivos certamente serão fortalecidos. Todos os participantes receberam medalhas e um mimo oferecido pela Secretaria de Educação.