Rede Municipal de Ensino de Ouro realiza parada de estudos

No dia 30 de abril, segunda-feira, no período matutino, os profissionais do magistério municipal de Ouro realizaram uma parada para orientações, capacitação e continuidade da elaboração das Diretrizes Curriculares.

No primeiro momento, a equipe técnica do CRAS, Assistente Social Adriane Dalazen e Psicólogo Neudo Innocenti, fizeram uma explanação acerca do tema preventivo “Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, uma vez que no mês de maio é trabalhado esse tema pelos órgãos de proteção da infância. Foi um momento aonde os técnicos puderam abordar o assunto com ênfase, destacando a importância dos professores na verificação de sinais de possíveis casos de abusos.

Também receberam orientações da Enfermeira da Unidade de Saúde Briana Bazo, quanto a situações e/ou doenças evitáveis e as não evitáveis que podem ocorrer com crianças. Dentre as não evitáveis, a enfermeira destacou a “Doença mão-pé-boca”, apontando as causas, sintomas e os procedimentos em caso de ocorrer uma manifestação considerável, mais especificamente em creches. Abordou também a questão da Broncoaspiração, destacando que esta é uma situação evitável com cuidados e medidas corretas, como por exemplo, não colocar as crianças deitadas logo após a alimentação, principalmente os bebês. Ainda falou sobre como agir em caso de engasgamentos e/ou broncoaspiração.

Após, os profissionais se reuniu em grupos para dar continuidade à elaboração das Diretrizes Curriculares Municipais, sob a orientação da professora Ana Beatriz Brancher que faz a assessoria na realização deste trabalho, que tem como documento norteador a Base Nacional Comum Curricular.