Administração de Ouro promove encontros para assinatura da ordem de serviço do projeto de Tratamento de Esgoto Sanitário da Bacia III

Funasa, ( Fundação Nacional de Saúde) por meio do Departamento de Engenharia de Saúde Pública, financia a implantação, ampliação e/ou melhorias em sistemas de esgotamento sanitário nos municípios com população de até 50.000 habitantes.

Esta ação tem como objetivo fomentar a implantação de sistemas de coleta, tratamento e destino final de esgotos sanitários visando o controle de doenças e outros agravos, assim como contribuir para a redução da morbimortalidade provocada por doenças de veiculação hídrica e para o aumento da expectativa de vida e da melhoria na qualidade de vida da população.

Nesta ação, são financiadas a execução de serviços tais como rede coletora de esgotos, interceptores, estação elevatória de esgoto, estação de tratamento de esgoto, emissários, ligações domiciliares, etc.

Neste intuito o SIMAE (Sistema Intermunicipal de água e Esgoto – Capinzal e Ouro), elaborou o projeto de saneamento básico para o todo o município de Ouro e orçado em mais de R$ 10.000.000,00.

Devido ao alto valor, o projeto inicial foi desmembrado em 3 bacias. A terceira, compreendendo os Bairros Kleinubing , Navegantes e Centro da cidade; a segunda  bacia, compreendendo a região do loteamento Campioni e a primeira bacia atendendo toda a extensão do Parque Jardim Ouro.

A administração de Ouro, juntamente com o SIMAE, protocolaram junto a FUNASA o projeto de Saneamento Básico da Bacia III.  Ouro teve o projeto aprovado, juntamente com mais 23 municípios, que foram classificados entre os 100 projetos apresentados por diferentes cidades.

Dentre as diretrizes da FUNASA, o município de Ouro não possui nem 1 metro de saneamento.

Os 24 municípios assinaram o o convênio no mês de Junho de 2014, em Brasília, onde o prefeito Vítor esteve presente junto com os prefeitos selecionados do Brasil.

Os recursos para a construção da etapa da Bacia III,  da ordem de R$ 2.503.844,44, foram captados junto ao Governo Federal, da presidente Dilma e articulados pelos deputados Pedro Uczai e Neudi Saretta.

A empresa ganhadora do certame licitatório para a construção da Bacia III, do Projeto de Saneamento Básico de Ouro, foi a empresa Andrade Construções, com um valor de R$ 2.376.420,28.

A escolha da Bacia III, para início do projeto, se deu devido a necessidade do Bairro Kleinubing em resolver o problema antigo que assola o bairro, que é a destinação inadequada do esgoto, que por vezes escorre  a céu aberto, gerando um mau cheiro e problemas de saúde para seus moradores, e o Bairro Navegantes, pelos graves problemas enfrentados, com a contaminação do solo e seus problemas de saneamento, tomando por exemplo a Rua Senador Pinheiro Machado, a qual foi assolada por um problema seríssimo de infiltrações quando do asfaltamento da mesma.

A administração de Ouro, através do prefeito Vítor, tem a honra nesta noite de assinar a ordem de serviço, para início das obras de Esgotamento Sanitário da Bacia III, que inicará no dia 03 de fevereiro de 2015, sendo assim  a maior obra e captação de recursos que o município de Ouro já realizou em toda sua história, gerando desta forma, maior qualidade de vida para nossa população e colocando nosso município como destaque em Saneamento Básico no estado.