Ouro realizou a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Foi concluída na tarde desta terça-feira, dia 08, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ouro. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social, teve como tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.

A Conferência ocorreu em dois períodos, no Centro de Acolhimento ao Idoso, com participação expressiva de representantes do poder público, Câmara de Vereadores, entidades da sociedade civil, usuários da assistência social e trabalhadores do setor.  

A abertura oficial foi realizada na segunda-feira, dia 07. Inicialmente, o senhor Esvandel Alves, usuário do SUAS, brindou os participantes com uma linda canção de acolhida.

Em seguida, a secretária de Assistência Social, Dayana Colombo, o vice-prefeito Rene Modena e a presidente do Conselho, Danieli Colombo se manifestaram sobre a importância da Conferência e agradeceram a participação de todos.

A assistente social Marcela Machado Cavichioli expos o regimento geral da Conferência e, em seguida, a também assistente social Priscila Prévide da Rosa, responsável pelo CRAS de Capinzal, conduziu a palestra principal.

O primeiro dia foi concluído com a organização dos presentes entre os cinco eixos temáticos: Os eixos temáticos sugeridos pela X Conferencia este ano foram: Eixo 1 – Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no SUAS; Eixo 4 – Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no SUAS; Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.

Na terça-feira, dia 08, ocorreu à formação dos grupos e a discussão dos cinco eixos, após foram apresentadas e aprovadas as propostas bem como a eleição dos delegados para a Conferência Estadual. Representarão o município na Conferência Estadual: Adanusi Mores e Danieli Colombo, representantes da esfera governamental, e Márcia Regina de Souza e Ana Maria Fonseca, representando os usuários da Assistência Social.

A Administração Municipal de Ouro, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, através da Secretaria de Assistência Social, ofereceu apoio total para a realização desta Conferência.