Secretaria de Educação realiza capacitações na semana de recesso escolar

A Secretaria da Educação, Cultura e Desporto do município  tem como uma das suas prioridades a formação continuada e permanente dos professores, pois acredita que a capacitação permanente dos educadores é uma ação importante para a melhoria do ensino. A formação continuada é um processo que permite a reciclagem da formação inicial, proporcionando a atualização continua. É também uma oportunidade de reflexão acerca da prática educativa desenvolvida, alertando muitas vezes para a necessidade de novas práticas pedagógicas no cotidiano escolar.

Assim buscando a melhoria na qualidade de ensino a Secretaria de Educação contou com uma vasta   programação, contemplando todos os profissionais:

09 de julho – Assessoria Pedagógica com Magna Barp referente ao Programa A União faz a Vida para as escolas do interior. A assessoria por escola objetivou  atender os professores de forma mais individualizada auxiliando os mesmos  na elaboração dos projetos, uma vez que cada professor vem desenvolvendo um projeto diferente com a sua turma. O projeto precisa estar alicerçado com os conteúdos da série, como também se transformar em conhecimento significativo para o aluno. O aluno precisa sentir – se engajado no projeto e encontrar significado.

No dia 14 de julho – Palestra para os professores da Ed. Infantil com a professora Claudia M. da Cruz, numa reflexão sobre a Prática na Ed. Infantil, Ação Pedagógica com os Bebês e a organização do tempo e do espaço na Ed. Infantil. Neste contesto vivemos um intenso processo de revisão de concepções sobre educação de crianças em espaços coletivos, e de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e do desenvolvimento das crianças. Em especial têm se mostrado prioritárias as discussões sobre como orientar o trabalho junto às crianças de quatro e cinco anos que prevejam formas de garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no ensino Fundamental.

Na segunda-feira dia 21 o encontro foi no auditório da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra para trabalhar sobre o PPP – Projeto Político Pedagógico. No período matutino a professora Maria Lucinda Corcetti da UNOESC, trabalhou sobre a fundamentação teórica, a organização, os aspectos relevantes, os princípios norteadores, objetivos e metas que devem ser contemplados no PPP das instituições. No período da tarde, da teoria a prática, onde cada escola se reuniu e discutiu melhorias e mudanças pertinentes ao projeto da escola.

No dia 22 de julho, no Teatro Alfredo Sigwald, em Joaçaba, com a palestra: Transtornos do desenvolvimento e da comunicação, conduzida pelo palestrante Ms. Miguel Higuera Cancino – Fonoaudiólogo Titulado na Universidade de Chile. Uma reflexão acerca das novas estruturas educacionais que devem incluir crianças com transtornos do autismo, asperger, TDAH – transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, TOD – transtorno opositor desafiador. Incluir significa saber como trabalhar e atender as crianças, dando suporte às famílias e as exigências que cada criança necessita na sua individualidade.

Dia 23, o encontro foi no auditório da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra, trabalhamos sobre Sequencia Didática, a Secretaria de Educação Marcia Pereira, fez uma abordagem teórica sobre os fundamentos que compõem e a importância da sequência didática para o trabalho pedagógico. Em seguida, os professores reuniram-se por turmas que trabalham, para assim planejar uma “Sequencia Didática” com enfoque em conteúdos que serão trabalhados no segundo semestre. Cada grupo apresentou sua sequencia aos demais professores, pois a socialização e troca de idéias é fundamental para o trabalho pedagógico.

Trabalhar com formação continuada é redimensionar, reelaborar, reciclar o conhecimento já adquirido para assim dar conta das mudanças que ocorrem na sociedade em que vivemos, pois o processo de formação não cessa, estamos sempre aprendendo e evoluindo.

( Secretaria Educação)