OURO está comemorando seus 45 anos de Emancipação político-Administrativa.

A visão de futuro de pessoas que acreditaram no desenvolvimento do Meio Oeste fez com que surgisse uma pequena vila ao lado de Capinzal chamado Ouro, que mais tarde 07 de abril de 1963 foi emancipado ficando conhecido pela terra dos Trigais e Laranjais.
O surgimento a 45 anos de Ouro, sinalizou o início de um novo tempo: um tempo de trabalho, oportunidades, produção e realizações, construídos pelos aproximadamente 8.000 mil habitantes.
Durante todo o mês de abril uma série de atividades estão sendo desenvolvidas para comemorar o aniversário do município. Com uma extensa programação, Ouro busca valorizar desde as crianças até a Terceira Idade.
     Desde o dia 02 de abril quando iniciou as festividades alusivas aos 45 anos, o município já realizou grandes eventos, como: o encontro da Terceira Idade realizado no dia 06 de abril, no Centro de Eventos Caravágio, que reuniu mais 400 idosos de todo o município, valorizando assim os pioneiros da nossa colonização. Ainda, no dia 07, aconteceu no Campo do Arabutã, localizado no Bairro Parque Jardim Ouro, o encontro de todos os estudantes do município, onde aproximadamente 800 crianças estavam presentes, na oportunidade as mesmas saborearam o Bolo dos 45 anos. Ainda foram realizados e o Passeio Ciclístico e os Jogos Interbairros.
Hoje, passados 45 anos da emancipação, Ouro é a Capital Catarinense do Associativismo, isso pela vocação associativa de seus moradores, esse aspecto também está muito forte na programação de aniversário, pois no dia 16 de abril acontece o lançamento do livro "Tesouros Enterrados", do Dr. Vitor Almeida, na biblioteca municipal e no 25 de abril o Seminário Regional sobre Meio Ambiente no Clube Floresta.
     A História de vida de muitas pessoas se passou pelo município de Ouro, a vontade de emancipar o distrito de Ouro, originou um município comprometido com o progresso, desenvolvendo ações e oferecendo serviços voltados ao desenvolvimento sócio-econômico e cultural de sua gente.

OURO está comemorando seus 45 anos de Emancipação político-Administrativa.