Ouro participou de Seminário sobre SUASA em Chapecó.

O Prefeito José Camilo Pastore juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente – Naudi Buzelatto e a Médica-Veterinária do município Sueni Gonçalves da Fonseca participam do seminário sobre SUASA, que será realizado em Chapecó, na última semana com a presença de representantes do Ministério da agricultura.O SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – foi criado pela Lei 9712/98 e regulamentado através de Decreto 5.741 assinado dia 31 de março de 2006 pelo Presidente LULA, permitindo a comercialização de produtos vegetais e animais em qualquer parte do País, desde que os municípios façam seu credenciamento junto ao SUASA, fortalecendo desta forma as agroindústrias de pequeno porte, abrindo espaço no mercado para o agricultor familiar vender seus produtos agroindustrializados.

Pelas características de formação do solo o município de Ouro é agraciado com a possibilidade de cultivo de diversas culturas que podem ser usadas como matéria-prima para transformação e agregação de valor. A economia rural ourense baseia-se nas atividades de avicultura, suinocultura e mais recentemente atividade leiteria. Mas existe um potencial muito grande a ser explorado. Falamos das agroindústrias que podem ser uma nova alternativa de receita para o agricultor como: a cana-de-açúcar para produção de cachaça, açúcar mascavo, melado, rapadura, chimias; a erva-mate, o próprio leite para produção de queijos e outros derivados.Ainda podemos destacar a produção de geléias, conservas, ovos, mel, vinho, vinagre, bolachas, embutidos entre outras. Durante o seminário Ouro demonstrou um grande interesse em implantar o serviço de inspeção nos produtos artesanais, pois existe cerca de 100 agroindústrias instaladas em Ouro e os agricultores tem por objetivo comercializar os produtos em outras cidades.
Durante o Seminário estiveram presentes o Srº. Herlon Goelzer De Almeida (Assessor Especial Ministério do Desenvolvimento Agrário) e do Srº. Nelmon Oliveira Da Costa (Diretor do Dptº de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Ouro participou de Seminário sobre SUASA em Chapecó.