Secretaria de Agricultura investindo na Genética e desenvolvendo a qualidade do gado leiteiro dos produtores de Ouro.

Quem anda pelo interior de Ouro, observa o novo cenário da Agropecuária regional: onde há alguns anos morros eram cultivados com milho, hoje vêem capoeiras com espécies nativas e reflorestamentos comerciais como de Pinus e eucalipto. Outra percepção importante é na maioria das propriedades rurais, aproximadamente 80% delas, tem a pecuária de leite como uma das fontes de renda.
Este novo cenário é conseqüência das dificuldades encontradas pelas atividades tradicionais como produção de grãos, suínos e aves, que não tem conseguido gerar resultados satisfatórios aos produtores, especialmente por terem um alto custo para implantação e manutenção, levando as famílias a buscarem novas alternativas.
Uma destas alternativas é a produção de leite, que por apresentar como características entrada mensal de recursos financeiros.

A Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura vêm investindo na produção de leite do município.
Na última segunda-feira, 25, aconteceu nas dependências do Salão Comunitário da comunidade de Linha Pinheiro Alto uma palestra com o tema “Importância da eficiência reprodutiva na Bovinocultura” com o Médico Veterinário Rodrigo Thürmer Azevedo que trabalha na empresa Embriosêmen da cidade de Ponte Serrada.
Tendo como principal objetivo trazer informações aos produtores ourenses e melhorar a qualidade do leite produzido no município, durante a Palestra foram discutidas algumas doenças que atacam o gado leiteiro, entre elas: cisto ovariano, metrite, retenção de placenta, perdas embrionárias, aborto e parto distocico.
O médico-veterinário Rodrigo Azevedo afirma a importância da palestra Eu acredito que quanto maior o conhecimento do bovinocultor, ele mesmo poderá  estabelecer as prioridades no seu rebanho afim de torna-lo mais produtivo”.
Atualmente o município realiza 300 inseminações mensais, com sêmen importado da Alemanha e França.