Prefeito de Ouro recebe visita de representante de empresa Alemã São Judas Ambiental para conhecer a situação do lixo no município.

Na última semana estiveram reunidos, nas dependências do gabinete do prefeito José Camilo Pastore, o Sr. Klaus Keller representante da empresa São Judas Ambiental e o Sr. Rogério Muller da cidade de Marcelino Ramos.
Na ocasião o Sr. Klaus Keller, dono da empresa São Judas Ambiental na Alemanha expôs aos presentes o modo de funcionamento de um Consórcio localizado no estado de Sergipe, no Brasil e verificou a condição do lixo produzido no município de Ouro.
Os empreendimentos, principalmente na Alemanha, são dotados de equipamentos de altíssima tecnologia e que permitem um aproveitamento quase que total de todo o lixo produzido nas cidades. O projeto contempla a coleta seletiva, o aproveitamento do material reciclável para reindustrialização, o tratamento do chorume e a utilização do material orgânico para a produção de fertilizantes destinados ao plantio de leguminosos, como a mamona, girassol, canola entre outras, para a produção de biodíesel.
Segundo Klaus, cerca de 100 municípios já enviaram cartas de interesse ao  governo Alemão com o pedido de auxilio para viabilizar a implantação deste projeto e a possibilidade do aproveitamento dos créditos de carbono através do processo que a empresa realiza.
Ouro já tem experiência em coleta e transporte seletiva do lixo. Existe uma unidade de separação desativada. A dificuldade de legalizar um aterro sanitário só para o município oportunizou a terceirização do lixo. No entanto sem esta parte acreditamos com o projeto poder voltar a agilizar as demais etapas com todos os seus benefícios dentro do município com a implantação deste projeto em parceria com a Alemanha.