Profissionais da Educação Municipal de Ouro participam de capacitação online

Mesmo em tempos de isolamento social, a Secretaria Municipal de Educação de Ouro, proporcionou aos professores, auxiliares, equipe gestora, pedagógica e técnica da rede municipal de ensino, capacitação presencial online, através de vídeo conferência, que ocorreu de 08 a 15 de junho.

Os temas abordados foram sugestões dos próprios profissionais, uma vez que nesse período de reinvenção da prática docente, é fundamental buscar apoio, incentivo e novas experiências para melhor desenvolver as atividades não presenciais, bem como conhecer novas possibilidades e ferramentas.

A Educação Infantil foi contemplada com uma web de “Contação de História” com a palestrante Vanessa Mattos, a qual trouxe várias alternativas para trabalhar com literaturas e atividades que podem ser encaminhadas às famílias. Os profissionais que atuam no Ensino Fundamental receberam orientações  sobre novas possibilidades de uso da Plataforma SGE (Sistema de Gestão  Educacional)  repassadas pela colaboradora Jenifer Hemkemaier, da Empresa Intellibr.

Também levando em consideração a necessidade de auxiliar os profissionais nesse período de trabalho remoto, o palestrante Edson Pilger Dias Sbeghen abordou o tema “Saúde Mental”, visando contribuir para o equilíbrio emocional diante de tantos desafios. Por fim a palestra “Alfabetizar em tempos de pandemia” realizada pela professora Neli Gay foi oferecida para todos os profissionais da educação, ressaltando que todo o esforço e comprometimento docente nesse período de isolamento social em manter os alunos próximos da aprendizagem através de atividades não presenciais, conforme as possibilidades, é de fundamental importância, reafirmando também o compromisso social da educação. Todas foram muito importantes, pois os temas foram sugeridos pelos professores e prontamente atendidos Gestão da Secretaria.

A Secretária de Educação Sirlei Almeida ressalta a “preocupação com os profissionais da educação em tempos de aulas remotas e distanciamento social, tanto com a aprendizagem quanto com a saúde de todos os servidores. Num momento de incertezas precisamos nos aprimorar e adaptar as tecnologias sem deixar de oferecer capacitações de qualidade e eficaz.  Vivenciamos um tempo em que jamais pensamos que seria necessário nos isolar socialmente para conter uma doença. Muitos são os desafios mas a cada dia estamos nos reinventando e melhorando nossas ações para atender a todos da melhor forma e nos cuidando emocional e psicologicamente para que quando pudermos retornar com as atividades presenciais, tenhamos ainda mais subsídios e alternativas de ensinar,  trocar experiências e continuar  construindo aprendizagens significativas.”