Máscaras produzidas por funcionárias são distribuídas no comercio de Ouro

Desde o início de suspensão das aulas presenciais, a administração municipal de Ouro teve a preocupação em garantir o emprego e o salário integral dos funcionários. Dessa forma, um plano de ação foi elaborado, prevendo a concessão de licenças prêmio e antecipação de férias para os funcionários efetivos, em especial aos que fazem parte do grupo de risco.

Com relação aos funcionários contatados, o plano implantado pela equipe gestora previu a utilização de mão de obra em ações de combate ao coronavírus, remanejamento para outros setores, com redução da carga horária de comum acordo com os funcionários. Assim, até o presente momento não foi necessário demitir nenhum funcionário. Todos estão atuando e colaborando no enfrentamento da COVID-19, em diversos setores.

Dessa forma, as agentes de serviços gerais contratadas pela Secretaria de Educação aceitaram o desafio de atuar na confecção de máscaras para serem distribuídas gratuitamente à população do município. Nenhuma delas havia tido contato com a máquina de costura e por isso tiveram a orientação de uma profissional da área para o uso do equipamento e corte do molde da máscara.

A administração fez a aquisição de tecidos, linhas e também recebeu a doação de materiais como tecido e elástico para complementar o trabalho. Em um espaço organizado pela Secretaria de Educação junto à Biblioteca Pública, as funcionárias já se adaptaram com a atividade que tem uma função muito importante no combate à propagação do coronavírus.

Na manhã de 07 de maio, quinta-feira, funcionários da Secretaria de Educação fizeram a entrega de 300 máscaras produzidas e embaladas individualmente, nos mercados e padarias do perímetro urbano e bairros do município, as quais serão disponibilizadas pelos comerciantes à população. Cabe destacar que tanto para os comerciantes quanto para a população essas máscaras são disponibilizadas gratuitamente.

Para os próximos dias também será disponibilizada para os demais estabelecimentos comerciais, inclusive nas comunidades do interior do município, assim que houver novamente uma quantidade significativa de máscaras produzidas.

O objetivo principal consiste na proteção individual e coletiva da população, uma vez que usar máscara tem sido uma das principais alternativas para evitar o contágio e propagação do novo coronavírus.