Pnaic – Pacto Nacional pela Educação, 2015, inicia em Ouro

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma parceria que envolve o MEC, as universidades públicas, as redes municipais e estaduais de ensino e os professores alfabetizadores.O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares. Cinco princípios centrais orientam a proposta:

• Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;
  • Integração entre os componentes curriculares;
  • Foco na organização do trabalho pedagógico;
  • Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento;
  • Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.

A Secretaria de Educação através da orientadora de estudo do PNAIC – 2015 Edite Masson iniciou os trabalhos com Seminário de Abertura dia 02 de setembro, com a palestra  Concepções de Criança, Infância e Educação: pela professora Ms. Marcia Pereira, esta destaca que a criança como todo ser humano possui uma singularidade única, precisa ser compreendido e respeitado a partir disso.

Os trabalhos darão sequência todas às terças-feiras com as alfabetizadoras, em momentos de estudo, reflexão troca de experiência e grande aprendizado.

(Secretaria da Educação)