Maleta Viajante – Projeto que incentiva a leitura para os idosos será reeditado em Ouro

Você já ouviu falar da Maleta Viajante?

A Maleta Viajante é um projeto de incentivo à leitura desenvolvido para atender os idosos do município de Ouro. A sementinha foi plantada no ano passado e, em razão dos ótimos resultados, será reeditado em 2024.

Livros da Biblioteca Pública Municipal são levados na Maleta para os encontros setoriais com os grupos da melhor idade. Cada idoso escolhe o seu preferido, leva para casa, lê com o auxílio de familiares e no encontro seguinte compartilha a história que leu com os colegas.

De acordo com a Coordenadora Cleucir Cabral, além de incentivar a leitura, o objetivo também é prevenir doenças como o Mal de Alzheimer.

Há relatos emocionantes de idosos que não tiveram a oportunidade de ler enquanto crianças pela ausência de obras e pela necessidade de auxiliar a família no trabalho da roça e que agora conseguem compartilhar a leitura com os netos.

Para os idosos que tem dificuldade com a leitura, levamos livros com bastante figuras para que eles possam, a partir da observação, criar as suas próprias histórias” afirmou Cleucir.   

O Projeto Maleta Viajante será retomado no próximo mês de março quando recomeçam os encontros com os grupos da melhor idade na cidade e no interior. Atualmente são 18 grupos ativos e 350 idosos atendidos.

O Centro de Acolhimento ao Idoso, localizado na Rua Governador Jorge Lacerda, ao lado do Ginásio André Colombo, mantem de forma permanente também o “Cantinho da Leitura” com muitas obras literárias a disposição.