Capacitação de Saúde Mental na Atenção Básica

    “Capacitação de Saúde Mental na Atenção Básica” foi o tema do encontro promovido pela Atenção Básica e Centro de Atenção Psicossocial de Ouro, ocorrido na quarta-feira, 06 de junho, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde. A atividade faz parte de um trabalho com ênfase em saúde mental e contou com a participação dos profissionais da Equipe Saúde da Família – ESF – (Agentes Comunitárias e Enfermeira), farmacêutico, assistente social, psicóloga da Unidade de Saúde e do CRAS e equipe do CAPS.

 

    Na oportunidade, o encontro aconteceu como uma roda de conversa. Inicialmente Adriana Fernandes, terapeuta ocupacional, colocou sobre a saúde mental do município e a importância de uma saúde mental na atenção básica bem estruturada, em seguida, a psicóloga Tamandra falou sobre o funcionamento do CAPS I Microrregionalizado e para finalizar, Rossano,Técnico em Dependência Química e Coordenador de CAPS,explanou sobre a dependência química e as estratégias para futuros projetos a serem desenvolvidos no âmbito municipal nas redes de ensino.

 

    O objetivo do encontro é refletir a respeito da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), criando um espaço de “educação em saúde”, capacitação sobre acolhimento na saúde mental, bem como promoção do trabalho das instituições envolvidas. Possibilitou também a reflexão e humanização nos serviços, promovendo a transformação do imaginário social acerca da “loucura” e fortalecimento da participação da rede em prol de uma saúde mental mais humanizada e respeitada.