Definida a programação da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do município de Ouro

Ouro celebra no domingo, dia 02 de fevereiro, a padroeira Nossa Senhora dos Navegantes. Uma extensa programação, que inclui a tradicional procissão fluvial, será desenvolvida para marcar a data.

As atividades estão sendo organizadas pela Diretoria de Turismo e Cultura e pelas comunidades urbanas e rurais, com o apoio da Paróquia São Paulo Apóstolo.

Como forma de estimular a devoção e divulgar a festa, a imagem da Padroeira percorrerá todas as comunidades urbanas e rurais. A celebração de envio ocorreu no dia 06 de dezembro, na capela do Bairro Nossa Senhora dos Navegantes. Serão 22 paradas até o dia do evento.

Programação

A programação prevista para o domingo, dia 02, é a seguinte:

09h – Missa no capitel de Nossa Senhora dos Navegantes, em Linha Andreis.

18h – Celebração na Capela do Parque e Jardim Ouro

19h – Procissão terrestre entre a capela do Parque e o Rio do Peixe. Logo em seguida, procissão fluvial pelas águas do Rio do Peixe até a Ponte Irineu Bornhausen.

20h – Santa missa com a benção da garganta na Praça Pio XII.

A história

A procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, em Ouro, iniciou em 1927. A primeira procissão fluvial foi guiada pelo Padre Mathias Michellizza, partindo da Ponte Pênsil. 

A devoção teve origem na construção de uma gruta pelo primeiro balseiro da região, Afonsinho da Silva. A gruta foi construída à margem do Rio do Peixe e abrigava uma imagem da padroeira. 

A procissão fluvial foi suspensa em 1939, após uma grande enchente que destruiu a balsa e a gruta. A celebração foi retomada em 1983 e se tornou uma tradição anual. 

A Festa e a Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes é uma das maiores manifestações de fé da região. 

Fotos – Arquivo