Voluntárias visitam a UTI Neonatal do HUST e doam mais 80 polvos para auxiliar na recuperação dos bebês prematuros

Voluntárias do Projeto Octo Ouro “Tecendo com Amor” visitaram a UTI Neonatal do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba, na manhã desta segunda-feira, dia 18. Além de conhecer o trabalho de excelência que é desenvolvido naquela unidade, o grupo fez a entrega de 80 polvos produzidos a partir da técnica conhecida como amigorumi. A acolhida foi maravilhosa.

A visita teve uma motivação muito especial! Novembro é considerado o Mês da Prematuridade e no domingo, dia 17, se celebrou o Dia Mundial da Prematuridade. Os polvos produzidos no município de Ouro e doados ao HUST e a outras unidades do gênero em SC ajudam a acalmar e a confortar os prematuros. Os tentáculos do polvo se assemelham ao cordão umbilical, fazendo com que o bebê se sinta mais acolhido e protegido. 

Além das voluntárias, a missão contou com a presença da Secretária de Administração e Fazenda, Dayana Colombo, da Coordenadora do Centro de Acolhimento ao Idoso, Cleucir Cabral e da Coordenadora do Projeto Octo Ouro, Rosineia Neves.

Em nome da Administração Municipal de Ouro e do Projeto Octo, a Secretária Dayana Colombo agradeceu a acolhida de todos os profissionais do HUST e reiterou o compromisso do poder público em continuar contribuindo para a recuperação dos bebês atendidos pela UTI neonatal. “Foi um momento muito emocionante para todas as voluntárias em ver como o seu trabalho contribui na prática para a evolução dos bebês prematuros” afirmou Dayana.

Projeto Octo Ouro 

O Projeto Octo Ouro “Tecendo com Amor” iniciou suas atividades no dia 28 de junho de 2023.

Na prática, o Projeto consiste na produção de polvos de crochê para auxiliar na recuperação de recém-nascidos prematuros que estão em hospitais de Santa Catarina.

A oficina é coordenada pela professora Rosineia Neves e conta com mais de 20 voluntárias que se reúnem todas as terças-feiras, a partir das 14h. Os encontros ocorrem no Centro de Acolhimento ao Idoso e a maioria das voluntárias pertence a melhoria idades do município.

Mais de 100 polvos são produzidos semanalmente e destinados as unidades hospitalares com o auxílio dos motoristas da Secretaria Municipal da Saúde.

Novembro Roxo

A campanha Novembro Roxo tem como objetivo conscientizar a população sobre a prematuridade e os cuidados com os bebês prematuros. O Brasil está entre os países com mais nascimentos prematuros, com cerca de 300 mil bebês nascendo antes de 37 semanas de gestação. 

Uma criança é considerada prematura quando nasce antes de completar 37 semanas de gestação. A classificação do prematuro é feita de acordo com a idade gestacional ao nascer.