Encontro com lideranças abordou tratou de melhorias para o Hospital Nossa Senhora das Dores
Atendendo ao convite do Prefeito Claudir Duarte, dezenas de lideranças ligadas ao setor da saúde dos municípios de Ouro, Capinzal e Zortéa prestigiaram um importante encontro, na noite desta terça-feira, dia 22, no Centro de Acolhimento ao Idoso, que onde foram abordadas as principais demandas e apontados os caminhos para melhorar a estrutura e o atendimento à população junto ao Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) de Capinzal.
A reunião ampla contou a contribuição dos prefeitos Claudir Duarte (Ouro), Nilvo Dorini (Capinzal) e Rosane Infeld (Zortéa), do prefeito eleito Aguinaldo Paggi (Capinzal), dos secretários municipais de saúde, do vice-prefeito Rene Modena (Ouro), da Diretora do Hospital, Irmã Adelaide Frigo, equipes administrativas e técnicas do HNSD, representantes das câmaras de vereadores, CDL, ACIRP, AMPECO, Lions Clube, Rotary Clube, Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Associação Amigos do Hospital. A direção nacional da Congregação Servas de Maria Reparadoras, mantenedora do Hospital, participou por videoconferência de vários pontos do país.
Após a auto apresentação dos convidados e da abertura do prefeito Dire, a secretária Gabriela Minks Lopes Duarte fez a leitura de um documento apontando os principais pedidos das administrações em relação à direção do Hospital e sugerindo que a casa de saúde apresente um plano de ações até o dia 15 do próximo mês para atender as solicitações a curto, médio e a longo prazo.
A partir daí se estabeleceu uma discussão madura entre os entes participantes sobre a importância história do HNSD, a evolução vivida desde 2001 quando o Hospital estava em vias de fechar as portas, a implantação do sobreaviso e do plantão médico 24 horas, os investimentos na adequação da estrutura física, a evolução clínica, até a inauguração recente do moderno centro cirúrgico e obstétrico. Também se observou a importância dos investimentos públicos, sejam de prefeituras, dos governos estaduais e federais e da iniciativa privada.
As lideranças sugeriram a constituição de uma comissão para acompanhar a direção e a Associação Amigos dos Hospital na busca pelos recursos necessários e nos progressos do atendimento aos pacientes, oportunizando uma humanização maior e otimizando, consequentemente, a imagem da Instituição frente aos 26 municípios de sua atuação.
A aquisição de um tomógrafo e de uma torre de vídeos foram apontadas como importantes avanços, bem como a vinda de mais profissionais e mais especialidades são vistas como fundamentais no processo global de melhorias.
Ao final, o Prefeito Claudir Duarte e os demais representantes das administrações municipais enalteceram a importância do encontro, das mudanças sugeridas e se colocaram a disposição da direção e demais setores do Hospital Nossa Senhora das Dores para contribuir nessa evolução.
O Hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal comemora 77 anos de história na próxima quinta-feira, dia 31 de outubro.