Secretaria da Saúde inova e implanta Programa de Danças Circulares
Por meio da Política de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal da Saúde de Ouro inovou e trouxe para o município as Danças Circulares com o apoio da terapeuta ocupacional Adriana Fernandes.
Neste foram contemplados os Bairros Centro e Parque e Jardim Ouro, envolvendo mais de 90 participantes. As aulas acontecem no pavilhão da igreja do Bairro Parque e Jardim Ouro e no Ginásio de Esportes André Colombo, no Centro. Em abril o objetivo é expandir o projeto para o Distrito de Santa Lúcia. O público alvo são homens e mulheres a partir dos 60 anos e que desejam conhecer esse método.
A DANÇA
A Dança Circular é fácil de aprender. Realizada em roda, primeiro é ensinado o passo e depois ele é feito junto com a música, aos poucos os movimentos se integram e alcançam o objetivo de liberar a mente, o coração, corpo e espírito, dessa forma, gera o sentimento de união em grupo a partir do momento em que todos estão de mãos dadas, estabelecendo apoio e auxilio entre os companheiros.
A terapia através da dança é indicada para pessoas de todas as idades porque auxilia o indivíduo a conhecer seu corpo, acalma o emocional, trabalha a concentração e a memória, traz cura e alegria, movimenta o interior em sintonia corpo, mente e emoção. Uma das características principais da dança é a aceitação do erro; quem erra algum dos passos não é excluído da roda, pois, todos estão se ajudando.
Quem participa do projeto deve ter em mente alguns pilares essenciais que precisam estar presentes na roda, a atenção no que está acontecendo, a confiança para que tenha entrega na dança e o perdão para saber que pode errar. A terapia através da Dança circular ajuda a promover ainda a concentração, a consciência corporal, memória e outros benefícios que cada indivíduo conquista ao longo do tempo.
Maiores informações: 3555-5275 ou 3555-5851