Secretaria de Saúde faz campanha de combate e prevenção aos casos de piolhos nas escolas
A Secretaria Municipal de Saúde está realizando palestras para a comunidade escolar do Município de Ouro, para levar informações sobre prevenção e promoção da saúde para os pais e educadores.
A enfermeira Briana Scartom Bazzo abordou como principal assunto a pediculose, popularmente conhecida como infestações de piolhos, que é uma doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça, corpo, cílios e sobrancelhas.
A infestação por piolhos é uma preocupação constante de pais e educadores, principalmente no ambiente escolar, pois a transmissão ocorre através do contato direto interpessoal.
A doença tem como característica principal a coceira intensa no couro cabeludo, principalmente na parte de trás da cabeça, e como consequência pode ocorrer infecção secundária por bactérias, levando ao surgimento de gânglios.
A enfermeira orientou para que pais e professores fiquem atentos e, em casos extremos, quando a infestação é muito intensa, que procurem atendimento pediátrico. O tratamento pode ser feito com xampus específicos, loção e através de medicamentos via oral, além do próprio ato mecânico dos pais na remoção das lêndeas e piolhos com uma pinça ou pente fino, os quais nunca devem ser estourados com a unha.
É preciso também estar atento à higiene e não compartilhar pentes, travesseiros e lençóis. Os cuidados do tratamento devem ser seguidos até ter certeza que não há mais a presença de nenhum piolho ou lêndea.
A atividade é uma das ações do Programa Saúde na Escola. Ao todo, a campanha será realizada nos Núcleos de Educação Infantil e nas Escolas de Educação Básica do município.