Secretaria de Educação de Ouro inicia ano letivo com palestra para todos os profissionais
Na segunda feira, dia 04, a Secretaria de Educação de Ouro iniciou as atividades do ano letivo. Foram recepcionados pelo Prefeito Neri Miqueloto, que deu as boas vindas a todos, destacando a importância que cada profissional tem no desenvolvimento das ações, que muito bem vem acontecendo na área da Educação. Todos os profissionais participaram de uma palestra com o professor Roberto Fehrenbach, de Pelotas, RS que através do tema “Professor, eu preciso de você”, convidou todos os profissionais a se envolver e comprometer-se com a educação. Foi um momento maravilhoso de interação e reflexão, aonde de forma muito criativa e dançante, o palestrante conseguiu envolver todos os participantes em suas dinâmicas.
Após, o responsável pelo Setor de Pessoal e Recursos Humanos, Hermes Pissolo, repassou informações administrativas e orientações quanto aos compromissos enquanto funcionários públicos. E finalizando a manhã, após a reflexão sobre um vídeo, receberam uma camiseta que servirá como um Diário de Bordo do ano letivo de 2019, aonde será registrado o que fizerem vivenciarem ou receberem de importante no ambiente de trabalho. Ao final do ano letivo, os profissionais utilizarão esta camiseta para que se possa avaliar o ano letivo.
À tarde os trabalhos continuaram, com a Professora Mestre em Educação Maria Lucinda Corcetti, que abordou “A prática das competências estabelecidas pela BNCC em sala de aula”, orientando ainda mais os professores quanto ao compromisso de se planejar atividades que assegurem os Direitos de aprendizagem. Em seguida, a equipe técnica da APAE, composta pelas Fisioterapeutas Ana Claudia e Camila e Assistente Social Marcela trouxeram informações e orientações acerca de como identificar possíveis necessidades especiais em crianças, especialmente àquelas que frequentam a Educação Infantil.
Os trabalhos de estudo e planejamento continuaram durante toda a semana, coordenados pelas Orientadoras Pedagógicas Fabiana, Edinéia e Laiza. Na terça feira, dia 05, os profissionais reuniram-se por instituição escolar, a fim de analisar e reformular os PPPs, considerando as alterações das legislações que permeiam a Educação. Na quarta feira, dia 06, foi realizado a análise e alterações necessárias das Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Ensino, cujo trabalho de elaboração aconteceu durante o ano de 2018, sob orientação da Professora Ana Beatriz Brancher. Já na quinta feira, dia 07, o dia foi reservado ao planejamento das atividades do Projeto de Acolhida que será desenvolvido no mês de fevereiro, como forma de recepcionar e acolher os alunos de maneira lúdica, com brincadeiras, recreação e dinâmicas de interação. E por fim, na sexta feira, dia 08, os profissionais participaram de reunião com os Diretores em suas respectivas instituições e posteriormente organizaram o espaço das salas de aula para receber os alunos no dia 11, quando as aulas iniciam para todos os alunos.
A Secretaria de Educação Sirlei Almeida destaca que foi uma semana muito produtiva, com atividades e trabalhos diversificados, aonde os objetivos propostos foram atingidos. “Cada ano letivo é novo desafio com diferentes expectativas, tanto por parte dos alunos, quanto dos profissionais. Por isso sentir-se motivado e preparado para realizar suas atividades e funções da melhor maneira possível é muito importante. Continuamos atentos e presentes em todas as ações, de maneira atender bem nossos alunos, valorizar os profissionais e alcançar resultados positivos. Quando se planeja coletivamente, de forma que todos possam seguir a mesma direção em busca dos mesmos objetivos, as conquistas com toda certeza virão e isso será mérito de todos”.