Palestra com a escritora Maria Helena Bazzo
Biografia de Maria Helena Bazzo
Maria Helena Bazzo é natural da cidade de Ouro, interior de Santa Catarina. Nasceu em 20 de fevereiro de 1955. É professora aposentada de séries iniciais, agora escritora.
Iniciou sua carreira na Educação, ao cursar o Magistério no Colégio Normal Mater Dolórum de Capinzal, no ano de 1973, atuou como professora na rede estadual e municipal de ensino foi coordenadora pedagógica e diretora da escola municipal Viver e Conhecer e também do Colégio Cenecista Padre Anchieta, na rede particular de ensino, da cidade de Capinzal.
Sempre demonstrou gosto pela leitura e escrita, e, incentivada para publicar seus textos pela escritora Eloí Bocheco e pela professora Zenilde Durli, enviou seus textos para a revisão, para a editora da Unoesc e para o ilustrador e escritor Walther Moreira Santos, ilustrador de seus três livros produzidos para os leitores infantis, e deles recebeu apoio e incentivo para a publicação.
Para o público infantil, publicou os livros:
Olhos de espiar, boca de contar: seis crônicas com a pulsação da vida (2011);
Que saco! (2011);
Papel de gente (2013).
Para contemplar o programa “A União Faz a Vida” que está sendo desenvolvido nas escolas, as professoras do 2º ano matutino e vespertino, Josiane e Paloma escolheram para trabalhar com seus alunos o livro “Que Saco!” da escritora. Pensando em uma abordagem mais significativa Maria Helena Bazzo esteve presente na escola municipal Felisberto Vilarino Dutra no dia 10 de agosto.
Em ritmo de brincadeiras, Maria Helena interagiu com as crianças contando as histórias de seu livro “Que Saco!”, proporcionando um momento lúdico que levou as crianças ao mundo da fantasia e do faz de contas.
Contar histórias a uma criança é uma importante ferramenta na formação da sua identidade e dos seus valores. Além de ajudar a desenvolver o imaginário, capacidades cognitivas e a inteligência emocional dos pequenos.
Contar histórias pode ajudar a criança a acompanhar melhor os currículos escolares e desenvolver habilidades orais, de leitura, escrita e temas gerais, estimulando o gosto pelo conhecimento, pela literatura e pelo ato de aprender.