Educação de Ouro entre as 500 melhores do País
Ouro tem sido destaque em Educação em inúmeras oportunidades. O município nos últimos anos vem colecionando reconhecimento pela qualidade que oferece aos alunos e profissionais que atuam na rede de ensino. A mais recente foi a publicação feita pela Revista Exame, do dia 26 de fevereiro, a qual mostra as 500 melhores cidades brasileiras em Educação e Ouro aparece em 55º colocação, sendo que no estado fica em 6ª colocação.
A matéria divulgada relata o desempenho das cidades com Educação acima da média no país, de acordo com os dados do Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (IDEB).
Este índice leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de Educação Infantil. Ouro é reconhecido no Estado pelos resultados positivos no ensino. O IDEB, que avalia os alunos nos mostra isso, e agora este índice traz destaque também sobre os profissionais da Educação.
Segundo a secretária de Educação Marcia Pereira: “É necessário a valorização dos profissionais envolvidos com a educação e para isso a secretaria oferece formação continuada aos professores, diretores, equipe pedagógica e demais servidores envolvidos com esse processo. Existe um grande investimento na educação com transporte, material escolar, melhorias de espaço físico e equipamentos. Sabemos que tem muito a ser feito, mas é possível sim, pois temos profissionais comprometidos com a educação, estes escolheram estarem nesta profissão, os resultados e méritos são de todos; de uma equipe que trabalha com comprometimento, amor e criatividade”.
Além da divulgação da revista Exame, de circulação Nacional apresenta a educação do Município de Ouro na 55ª posição, entre as 500 melhores, o município é destaque pelas parcerias ,sendo divulgado em Rede Nacional pelos Caçadores de Bons Exemplos graças aos projetos desenvolvidos e voltados a ” Pedagogia da Cooperação”.
A Secretaria da Educação, através da Secretária Márcia, participou ativamente no VII Fórum Extraordinário da Undime / SC: base nacional comum e qualidade na educação – Painel Debate sobre construção de uma base nacional comum. Outro destaque importante é relativo a alimentação escolar, quando o município de Ouro classificou-se a nível nacional na 5ª colocação no concurso de “ Melhores Receitas da alimentação escolar”, concurso criado pelo MEC.
De acordo com Vitor João Faccin, prefeito de Ouro que também é educador e tem priorizado a educação do município afirma que: “Investir na Educação é acreditar na formação do ser humano e no fortalecimento de uma sociedade mais justa. Educar é um ato de grandeza”.
Considerando as redes municipais de ensino onde estudam todas as crianças e adolescentes em idade escolar (0 a 17 anos), a nota geral do Brasil é de 4,5 pontos em uma escala de 0 a 10, Ouro aparece com as cidades que apresentam nota superior à média. O município recebeu 5,4 na pontuação.
As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, divulgadas pelo Ministério da Educação também destacam Ouro. Nas duas últimas avaliações, 2011 e 2014, o município manteve números acima das metas estipuladas, destacando a Educação de Ouro na região e no Estado.
A Secretaria de Educação e a administração agradecem a todas as pessoas envolvidas no processo educacional, pois os bons resultados são conseqüências do envolvimento e comprometimento de todos. (Imprensa Ouro)