Profissionais da educação participam de etapa municipal do CONAE

“Respirar educação”. Essa foi a proposta pela organização do CONAE, em sua etapa municipal, realizado durante toda a quarta-feira, dia 24, no Centro Educacional Celso Farina. O CONAE em sua etapa nacional acontece em Brasília, de 17 e 21 de fevereiro de 2014.

O CONAE tem a finalidade de oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas que vai subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

A fase municipal foi realiza numa parceria entre as secretarias de educação de Capinzal e Ouro, onde reuniu professores da rede estadual, municipal e particular para discutir a educação como um todo, onde passa de geração a geração.

Na oportunidade, foram debatidos dois eixos dos sete que existem no Plano Nacional da Educação, quando houve a discussão e possibilidade de oferecer alterações.

Palestras – Na parte da manhã, o tema ficou sobre o Eixo 2, que versa sobre Educação e Diversidade, justiça social, inclusão e direitos humanos, com a professora e assessora Parlamentar do Deputado Federal Pedro Uczai, Deise Paludo.

Já na parte da tarde, o tema foi sobre o Eixo 4, que trata da Qualidade da Educação, Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizado, com a educadora e naturalista, Clarinda Durigon.

Durante o evento foram escolhidos os delegados que irão participar e apresentar as reivindicações na etapa regional, sendo escolhidos dentre os setores:

Gestores – Lucia Degiacometti

Funcionários da Educação – Tereza Faccin

Estudantes – Robson Masson

APP – Mavis Borsói

Ainda, na abertura do evento na parte da tarde, o Grupo de Danças de Ouro, coordenados pela professora Tatiane Viganó, apresentaram a coreografia da Anita Garibaldi.