I Conferência Municipal de Saneamento Básico

O Saneamento Básico é o conjunto dos serviços e instatalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário,limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

As ações de saneamento são consideradas preventivas para a saúde, quando garantem a qualidade da água de abastecimento, a coleta, o tratamento e a disposição adequada de dejetos humanos e resíduos sólidos. Elas também são necessárias para prevenir a população dos corpos de água e a ocorrência de enchentes e inundações.

Com o crescimento acentuado das nossas cidades, torna-se cada vez mais importante e urgente a universalização do saneamento básico pelos benefícios que propiciam ao desenvolvimento social, cultural e econômico.

Por isso, as políticas de saneamento devem ser articuladas às outras políticas públicas, como: desenvolvimento urbano, habitacional, recursos hídricos, proteção ambiental, combate a pobreza, saúde, dentre outras.

Para que a questão de saneamento básico de nosso município seja discutida por toda a população, acontecerá no dia 06 de agoto a  I Conferencia Municipal de Saneamento Básico. A conferência faz parte de um cronograma exigido pela FUNASA – Fundação Nacional da Saúde – para a Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Participativo de Ouro, onde a população ajudará na elaboração e execução do plano de acordo com as necessidades de nosso município.

Portanto, sua participação é de fundamental importância, pois além dos delegados escolhidos para representar as entidades e diferentes áreas do município, é ncessária a presença de todos, para que logo possamos usufruir dos benefícios trazidos pelo Plano de Saneamento e proporcionando melhor qualidade de vida para as futuras gerações.

A Conferência será realizada no dia 06 de agosto, das 08:00 às 18:00 no Clube Floresta e será dirigida pelo geólogo Jorge Augusto das Silva, diretor do INDESSC, responsável por dar consultoria técnica ao grupo gestor do Plano de Saneamento Básico.

Para quem participar da Conferência, será proporcionado refeições incluindo almoço.