Secretaria Municipal de Ação Social atende crianças do município em Programa Social

O Programa Social “Ouro em Flor” está localizado no subsolo da Biblioteca Pública Municipal, sito a Rua gov. Jorge Lacerda, centro do município de Ouro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 7h30min às 11h15min e das 13h15min às 17h15min.  São atendidas crianças e adolescentes na faixa etária de 7 à 14 anos de idade, que frequentam o programa em um período e no outro o ensino regular.       Atualmente estão matriculados na unidade do centro 103 alunos. Há uma extensão do Programa Social localizado no Distrito de Santa Lúcia, onde as atividades são desenvolvidas de segunda à quinta-feira, sendo que nas quartas-feiras três monitoras se deslocam do centro para realizar suas atividades com os 30 alunos matriculados nessa extensão. Nos outros dias, os monitores são residentes no Distrito. Os dias da semana são divididos por oficinas assim como a frequencia dos alunos, ou seja, parte dos alunos participam do programa nas segundas e terças-feiras onde são oferecidas as oficinas de artesanato, técnicas lúdicas, lógico-matemática, música, informática, apoio pedagógico e atividades físicas, e a outra parte dos alunos participam nas quintas e sextas-feiras das mesmas oficinas. A Educação Física também é uma atividade proposta para os alunos, ela é realizada nas quartas-feiras durante o período da manhã e da tarde, ressaltamos que em decorrência do grande número de alunos no período vespertino foi necessário oferecer essa oficina a cada quinze dias, de forma que em uma semana participam os alunos de segunda e terça-feira e na outra os alunos de quinta e sexta-feira.Todos os profissionais que atuam na instituição possuem cursos relacionados com a sua oficina, dentre os quatorze colaboradores nove cursam ou possuem ensino superior, e duas são pós-graduadas, todos tem experiência na área da educação. Agregados teoria e prática aos diversos conhecimentos dos profissionais o resultado que se tem é a interdisciplinaridade.         Os trabalhos desenvolvidos com os alunos são planejados e embasados em teorias e pesquisas, visando o crescimento intelectual dos mesmos, porém essa forma de trabalho serve apenas como base para a organização e um funcionamento eficaz das atividades realizadas, haja visto que a demanda encontrada relaciona-se muito mais com a necessidade de afeto, carinho, atenção e amor para com os alunos. As necessidades apresentadas pelos alunos são em sua maioria sanadas, uma vez que se desenvolvem atividades cujo objetivo é trabalhar com e nos mesmos os valores e a moral, para além do tempo disponibilizado à orientações, diálogos embasados em comportamentos serenos, educados e com o amor, já que se leva em consideração também que as crianças e adolescentes aprendem através das ações, dos comportamentos dos adultos e não simplesmente pelas orientações verbais dos mesmos.         O trabalho em conjunto com os pais é fundamental, haja visto que ambos dependem um do outro para atingir o maior objetivo que é a qualidade do ensino e da educação das crianças e dos adolescentes.