Colheita da silagem Safra 2017/2018

 

Na segunda quinzena de dezembro, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ouro iniciou a colheita da safra de silagem 2017/18. A estimativa de demanda é colher aproximadamente 700 hectares, até o final de julho de 2018.

Conforme o secretário Rodrigo Neis, o agricultor deve agendar a colheita com 15 dias de antecedência, na Secretaria, respeitando o ponto ideal de corte do milho e sorgo.

A silagem é um processo antigo de conservação de forragem que tem como objetivo final preservar uma forragem de alto valor nutritivo com o mínimo de perdas, para alimentação e dieta dos rebanhos, como garantia de alimentação para o ano todo.

O uso deste recurso forrageiro pode dar à atividade pecuária, uma melhor condição de desenvolvê-la, potencializar a atividade leiteira e de corte.

Para garantir essa qualidade é necessário realizar a colheita na época certa e realizá-la com qualidade. Produzido na propriedade a atividade é vista como viável e fundamental para a boa produção do leite.

Essa iniciativa minimiza os custos da produção, ao mesmo tempo, que proporciona ao produtor um maior lucro na sua atividade leiteira. Hoje o Município de Ouro conta com a produção de 65 mil litros de leite por dia.